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C O R E M Ó R I A

C O R E M Ó R I AC O R E M Ó R I AC O R E M Ó R I A

coração, coreto, memória.

coração, coreto, memória. coração, coreto, memória.

SOBRE O COREMÓRIA

  

O COREMÓRIA é um acervo virtual de natureza repositória e colaborativa, que visa o armazenamento de dados históricos, fotografias, compartilhamento de memórias e outras mídias digitais ligadas à Capela de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, às Irmandades de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos e de São Benedito, bem como aos novos usos e significados da Praça Coronel Chico de Sá (Praça do Coreto), de Pirenópolis - Goiás.

  

Partimos da ideia de que as memórias e manifestações culturais ligadas a um lugar podem ser consideras sem hierarquização, respeitando as vivências e formas de ocupação de diferentes grupos em um mesmo espaço modificado (a praça), sem, contudo, desconsiderar as manifestações precedentes (vinculadas à Capela demolida e às irmandades negras), utilizando-as como instrumento de reflexão e problematização. 


O COREMÓRIA também é um espaço de mapeamento do patrimônio cultural afro-brasileiro em Pirenópolis, assim como espaço de divulgação de manifestações culturais e ações ligadas à cultura negra na cidade.


Esse produto foi  desenvolvido por Victor Henrique Fernandes e Oliveira, a partir de Mestrado Profissional, pelo Programa de Pós-Graduação em Estudos Culturais, Memória e Patrimônio (PROMEP), ofertado pela Universidade Estadual de Goiás (Campus Cora Coralina), sob a orientação da Professora Dra. Luana Nunes Martins de Lima.


O relatório técnico confeccionado a partir da pesquisa desenvolvida, intitulada "De Capela a Coreto: direito à memória negra e reapropriação na Praça Coronel Chico de Sá - Pirenópolis (GO)", pode ser encontrado na íntegra para leitura e download no site do PROMEP (clique aqui).

COREMOREANDO: SUGESTÕES DE USO DO PRODUTO

DINÂMICA FORMAL/INFORMAL COM CRIANÇAS OU ADOLESCENTES

DINÂMICA FORMAL COM ACADÊMICOS DO CURSO DE DIREITO OU CURSOS QUE ESTUDEM LEGISLAÇÃO DO PATRIMÔNIO CU

DINÂMICA FORMAL COM ACADÊMICOS DO CURSO DE DIREITO OU CURSOS QUE ESTUDEM LEGISLAÇÃO DO PATRIMÔNIO CU

o 1ª etapa: realizar visita à Praça do Coreto, em Pirenópolis – GO;


o 2ª etapa: pedir para que os participantes da dinâmica anotem em um papel tudo o que perceberem do lugar (exemplo: a vegetação, o Coreto, seu formato, sua cor, objetos ou intervenções realizadas na praça, as pessoas etc.);


o 3ª etapa: reunir os participantes da dinâmica no interior do Coreto e iniciar conversa sobre as percepções registradas, logo após, introduzir, de acordo com o grau de desenvolvimento dos participantes, o contexto histórico do lugar (escravidão, igreja, irmandades);


o 4ª etapa: pedir para que os participantes desenhem como imaginam a Capela de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos;


o 5ª etapa: se dirigir ao laboratório de informática da escola (se houver) e acessar o Coremória conjuntamente com os participantes; ou, a partir de recursos de mídia, projetar o museu virtual em sala de aula; ou, tratando-se de ação informal, acessar o Coremória com os participantes (em casa ou outro local com acesso à internet);


o 6ª etapa: fomentar discussões relacionadas à escravidão, o racismo, o patrimônio cultural afro-brasileiro, o Reinado e sua ligação comas irmandades etc., conforme objetivos e critérios metodológicos adotados pelo responsável.

DINÂMICA FORMAL COM ACADÊMICOS DO CURSO DE DIREITO OU CURSOS QUE ESTUDEM LEGISLAÇÃO DO PATRIMÔNIO CU

DINÂMICA FORMAL COM ACADÊMICOS DO CURSO DE DIREITO OU CURSOS QUE ESTUDEM LEGISLAÇÃO DO PATRIMÔNIO CU

DINÂMICA FORMAL COM ACADÊMICOS DO CURSO DE DIREITO OU CURSOS QUE ESTUDEM LEGISLAÇÃO DO PATRIMÔNIO CU

  o 1ª etapa: realizar visita de campo no Centro Tombado de Pirenópolis – GO;


o 2ª etapa: andar pelas ruas do centro preservado e traçar paralelo entre a legislação ou demais normativas que abordem o instituto jurídico do tombamento e a realidade percebida por meio de observação;


o 3ª etapa: finalizar a visita de campo na Praça do Coreto e iniciar discussão quanto às consequências do tombamento que transcendem o âmbito jurídico, a partir das seguintes premissas: o que representa o tombamento de um lugar para as pessoas a ele ligadas? Quem são essas pessoas? O lugar tombado já teve usos anteriores? 


o 4ª etapa: introduzir o contexto histórico vinculado à Praça do Coreto (escravidão, igreja, irmandades);


o 5ª etapa: fomentar discussões relacionadas ao direito à memória e ao patrimônio cultural afro-brasileiro, conforme objetivos e critérios metodológicos adotados pelo responsável;


o 6ª etapa: como critério avaliativo da pesquisa de campo realizada, solicitar a confecção, pelos acadêmicos visitantes, de dissertação crítica acerca das discussões abordadas pelo responsável e vinculadas à disciplina ministrada, sugerindo o acesso do Coremória, pelos alunos, como uma das possíveis fontes de pesquisa.

DINÂMICA INFORMAL (LIVRE)

DINÂMICA FORMAL COM ACADÊMICOS DO CURSO DE DIREITO OU CURSOS QUE ESTUDEM LEGISLAÇÃO DO PATRIMÔNIO CU

DINÂMICA INFORMAL (LIVRE)

   o 1ª etapa: iniciar conversa, perguntando aos participantes qual a primeira lembrança ou memória que eles têm ao se recordarem da Praça do Coreto;


o 2ª etapa: introduzir o contexto histórico vinculado à Praça do Coreto (escravidão, igreja, irmandades) a partir do acesso ao Coremória;


o 3ª etapa: Após a visita, refletir sobre assuntos como: a alteração dos usos do lugar, a contribuição negra para Pirenópolis, o Reinado, o racismo, o patrimônio cultural afro-brasileiro ou outros assuntos relacionados.


Copyright © 2021 Coremória – Todos os direitos reservados.


Produto desenvolvido em razão de pesquisa de Mestrado Profissional pelo  Programa de Pós-Graduação em Estudos Culturais, Memória e Patrimônio  (PROMEP), ofertado pela Universidade Estadual de Goiás (UEG) - promep.ueg.br



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