Mesmo com a demolição da Capela de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, ainda persistem reminiscências do antigo templo na cidade.
Podemos encontrar no Centro Histórico de Pirenópolis algumas peças da Igreja dos Pretos espalhadas pelo itinerário religioso da cidade, conforme abaixo demonstrado:
Na Igreja de Nossa Senhora do Carmo, onde se encontra o Museu de Arte Sacra de Pirenópolis, encontramos a imagem de Nossa Senhora do Rosário, os altares laterais da antiga Igreja, um sacrário talhado em madeira (datado de 1754), um baú da antiga Irmandade de Nossa Senhora do Rosário e um sino, marcado com a escrita "Benedito"
O Museu de Arte Sacra se localiza na Rua do Carmo, Centro Histórico de Pirenópolis, a 314 metros de distância da Praça do Coreto (a pé).
Clique no vídeo e assista as permanências da Igreja dos Pretos que se encontram na Igreja do Carmo.
Desde o restauro realizado na Igreja Matriz de Nossa Senhora do Rosário, em razão de incêndio ocorrido em 05 de setembro de 2002, o altar-mor da igreja é o antigo altar da Capela demolida.
Relacionado às irmandades, o Termo de Registro dos irmãos da Irmandade do Rosário também se encontra no acervo da Matriz.
Foto: acervo pessoal - Victor H. Fernandes e Oliveira (2021)
Além disso, a imagem de São Benedito também se encontra localizada na Igreja.
A matriz se localiza no Centro Histórico de Pirenópolis e fica a 439 metros da Praça do Coreto (a pé).
Foto: acervo de Marcos Vinicius Ribeiro dos Santos
"[...] Quando houve a notícia da existência do altar e que ele foi levado para a igreja Matriz, fui até o local e vi o altar, ainda no chão, montado como se estivesse na parede, José Reis contava que o altar havia sido guardado após a demolição da antiga igreja e que possuía as mesmas dimensões do altar da matriz. " (Isis Lobo de Oliveira, em 25/11/2021)
"Acompanhei o processo do IPHAN de sugerir e conseguir que o altar original da Igreja dos Pretos fosse restaurado, o que acho muito simbólico e importante simbolizando um reconhecimento de todo o trabalho negro envolvido na construção da igreja e da cidade, apesar de representantes conservadores da igreja foram contra e de que esta história não é divulgada ao público em geral, creio que nem a própria população local mais jovem." (I. M. R. D, em 12/11/2021)
Em uma das torres laterais da Igreja Nosso Senhor do Bonfim há instalado um sino que pertencia à Capela de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos.
O sino é marcado com a escrita "Rozario" e é utilizado na Procissão de Nosso Senhor dos Passos, que se inicia no Sábado de Passos, um dia antes do Domingo de Ramos.
A Igreja do Bonfim se localiza na Rua do Bonfim, Centro Histórico de Pirenópolis, a 528 metros de distância da Praça do Coreto (a pé).
Foto disponível em: https://www.identidadessonoras.org/identidades-sonoras/culturais/os-toques-e-o-oficio-do-sineiro/. Acesso em dez.2021.
Copyright © 2021 Coremória – Todos os direitos reservados.
Produto desenvolvido em razão de pesquisa de Mestrado Profissional pelo Programa de Pós-Graduação em Estudos Culturais, Memória e Patrimônio (PROMEP), ofertado pela Universidade Estadual de Goiás (UEG) - promep.ueg.br
coremoria@gmail.com
Usamos cookies para analisar o tráfego do site e otimizar sua experiência nele. Ao aceitar nosso uso de cookies, seus dados serão agregados com os dados de todos os demais usuários.