Foto: Acervo pessoal - Victor H. Fernandes e Oliveira (2018)
A Feira das Artes, mais conhecida como "feirinha" ou "feirinha do coreto" tem aproximadamente vinte anos de existência e, desde seu início, acontece na Praça do Coreto. " Começou ali com cinco banquinhas, quatro, cinco, aí de repente ela foi aumentando, foi aumentando [...] " (Tereza Caroline Lôbo, em 06/10/2021).
Já nas sextas-feiras é possível verificar algumas barracas na praça, no entanto, seu funcionamento oficial é sábado, das 14h às 23h e domingo, das 10h às 23h.
Atualmente, a Feira, que é administrada pela Associação dos Artesãos da Praça das Artes de Pirenópolis (APAP), é composta por aproximadamente 50 barracas, cujas especialidades dividem-se entre artesanato, acessórios, vestuário, decoração, pedras naturais, alimentação (doces e salgados) e floricultura.
Para muitos turistas e moradores mais jovens, a feirinha é a primeira lembrança e o principal uso relacionado à Praça do Coreto. O lugar reúne modos de fazer locais e é responsável pelo sustento de diversas famílias.
Apesar da praça ainda ser considerada um lugar sagrado, é fundamental considerar a importância da Feira das Artes para a atual Pirenópolis e para seus expositores, bem como considerar as novas memórias dos sujeitos ligados a este novo uso.
"Semana passada, segunda-feira passada, quatro horas da manhã faleceu uma feirante, né? Uma pessoa que vinte anos fez feira, aí quando foi nesse domingo nós fizemos um tributo a ela lá na praça. Lá no coreto, ali, próximo ao coreto, não dentro do coreto porque por incrível que pareça ela não gostava do coreto, ela não gostava de entrar no coreto, aí tinha um espaço na praça próximo ao coreto que ela sempre sentava e ali nós fizemos um tributo a ela, né? Colocamos uma toalha branca, levamos o filtro do sonho que ela adorava confeccionar, o empreendimento dela era filtros dos sonhos, e passou a música que ela mais gostava, a música do Raul Seixas, e uma amiga levou uma vela, ali nós acendemos a vela e cada um prestou homenagem oral pra essa pessoa, sabe? Foi muito interessante.[...]" (Adelina Benedita Alves Santiago, em 01/12/2021)
Este espaço encontra-se disponível para divulgação, pelos expositores e artesãos, dos produtos vendidos na Feira das Artes.
Para divulgação no COREMÓRIA, encaminhar e-mail para coremoria@gmail.com com as seguintes informações:
Copyright © 2021 Coremória – Todos os direitos reservados.
Produto desenvolvido em razão de pesquisa de Mestrado Profissional pelo Programa de Pós-Graduação em Estudos Culturais, Memória e Patrimônio (PROMEP), ofertado pela Universidade Estadual de Goiás (UEG) - promep.ueg.br
coremoria@gmail.com
Usamos cookies para analisar o tráfego do site e otimizar sua experiência nele. Ao aceitar nosso uso de cookies, seus dados serão agregados com os dados de todos os demais usuários.