"[...] a minha bisavó, na época que ela morava aqui, que ela não tinha acesso a Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Brancos. A minha vó não era negra, mas como ela era de família muito simples, pobre, ela ela vinha na Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Pretos. Aí com o passar do tempo ela falou assim que eles abriram uma sessão, assim, elas podiam ficar só até embaixo do couro e os coronel ficava do couro pra cima. Depois eles abriram, né? Do couro até aonde ela tem aquela divisória. Eles podiam ter acesso. Depois com o passar do tempo, né? Aí abriu pra todo mundo. (Maria Aparecida Trindade, em 27/11/2021).
Você já ouviu falar em irmandades religiosas negras? A Capela de Nossa Senhora do Rosário foi um lugar de manifestações das Irmandades de Nossa Senhora do Rosário e de São Benedito.
Clique na imagem para saber um pouco mais dessa forma de organização e resistência.
As Irmandades de Nossa Senhora do Rosário e de São Benedito estão ligadas à origem de um festejo que permanece nas tradições de Pirenópolis até os dias atuais.
Clique na imagem para saber mais sobre o Reinado.
A edificação da Capela de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos foi iniciada aproximadamente no ano de 1743 e estima-se que foram necessários quatorze anos para sua finalização. O templo passou por alguns estilos arquitetônicos antes de ser demolida na década de 40.
Clique na imagem para visualizar representações virtuais das versões da Capela.
Copyright © 2021 Coremória – Todos os direitos reservados.
Produto desenvolvido em razão de pesquisa de Mestrado Profissional pelo Programa de Pós-Graduação em Estudos Culturais, Memória e Patrimônio (PROMEP), ofertado pela Universidade Estadual de Goiás (UEG) - promep.ueg.br
coremoria@gmail.com
Usamos cookies para analisar o tráfego do site e otimizar sua experiência nele. Ao aceitar nosso uso de cookies, seus dados serão agregados com os dados de todos os demais usuários.